São Paulo, domingo, 04 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba +

THEODOSIUS DOBZHANSKY
(1900-1975), taxonomista e geneticista russo radicado nos EUA. Estudioso de genética de populações de moscas-da-fruta, foi o principal responsável pela Moderna Síntese, a forma atual da teoria de Darwin. Trabalhou no Brasil de 1943 a 1953

R.A. FISHER
(1890-1962), matemático britânico que introduziu a estatística na genética. Em 1930, uniu a genética de populações com o evolucionismo

J.B.S. HALDANE
(1892-1964), biólogo britânico que, com R. A. Fisher e Sewall Wright, fundou a genética de populações

RICHARD DAWKINS,
62, zoólogo da Universidade de Oxford, autor de clássicos como "O Gene Egoísta", vê o gene, e não o indivíduo, como objeto da seleção natural

STEPHEN JAY GOULD
(1941-2002), paleontólogo da Universidade Harvard, inimigo de Dawkins e autor de livros como "O Polegar do Panda"

CHARLES DARWIN
(1809-1882), naturalista inglês que propôs, com o galês Alfred Russel Wallace (1823-1913), a seleção natural como mecanismo da evolução das espécies. Seu livro "Sobre a Origem das Espécies", de 1859, é considerado uma das obras mais revolucionárias do pensamento humano

OSWALD THEODORE AVERY
(1877-1955), médico canadense considerado um dos fundadores da biologia molecular. Descobriu no ano de 1944 que o ácido desoxirribonucléi- co (DNA), e não outras substâncias, como proteínas, é o material portador da informação hereditária dos organismos

FRANCIS CRICK, 88, e JAMES WATSON, 76,
respectivamente físico britânico e zoólogo americano que descobriram, baseados em imagens de raios X feitas por Rosalind Franklin, a estrutura em hélice dupla do DNA. Ganhariam o Nobel de Medicina em 1962, com Maurice Wilkins, colega de Franklin

Texto Anterior: Para Ernst Mayr, Biologia não se reduz às ciências físicas
Próximo Texto: Micro/Macro: As formigas, o grilo e as dimensões escondidas