São Paulo, terça-feira, 04 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carta pede que desmate evitado seja lucrativo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Fórum Amazônia Sustentável, que congrega 168 organizações da sociedade civil e empresas do país, entregou ontem ao governo uma carta de princípios com sugestões para a proposta brasileira dos mecanismos de REDD (sigla inglesa para redução de emissões por desmatamento e degradação florestal).
As ações de REDD podem ser um elemento importante para o Brasil e outros países que enfrentam o desflorestamento nas negociações sobre um futuro tratado mundial de clima, que ocorre em dezembro em Copenhague.
Os mecanismos de REDD preveem que a redução do desmatamento contaria como diminuição das emissões de gases causadores do aquecimento global. No caso brasileiro, a derrubada da floresta responde por quase metade dessas emissões.
As sugestões do fórum incluem compensações financeiras para que as populações tradicionais da Amazônia sejam incentivadas a colaborar com as ações de REDD. O documento também defende que essas compensações sejam mais atraentes economicamente do que o desmatamento.


Texto Anterior: Clima: Folha promove debate hoje com ministro britânico
Próximo Texto: Malária "colonizou" humanos vinda de chimpanzé, diz DNA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.