São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aquecimento torna furacões mais fortes

Aumento da temperatura no oceano tende a elevar casos de ciclones poderosos, diz estudo na "Nature"

DA REDAÇÃO

Enquanto se contabilizam os estragos causados pela passagem do furacão Gustav, pesquisadores americanos afirmam que, com o aquecimento global, os ciclones ficarão mais poderosos nas regiões tropicais.
Segundo um estudo publicado na revista científica "Nature", se a temperatura do mar subir 1C, pode-se elevar em um terço o número de tempestades fortes. De acordo com os pesquisadores, quando ocorre um aquecimento do mar, o oceano tem mais energia para produzir ciclones tropicais.
A pesquisa foi liderada por James Elsner, da Universidade do Estado da Flórida. Os cientistas analisaram dados de satélite de um período de 26 anos -entre 1981 e 2006- e determinaram que as tempestades fortes ficaram mais poderosas como resultado do aquecimento do oceano.
Águas tropicais onde se formam ciclones tiveram um aumento de temperatura de 0,33C desde 1981.
E a situação atual preocupa. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica previu entre 12 a 16 tempestades tropicais entre 1º de junho a 30 de novembro deste ano -de dois a cinco delas seriam grandes.
O pico da temporada de furacões não ocorre antes do dia 10 de setembro. Porém, nesta temporada já existem dez tempestades batizadas -o que é a média de longo prazo para uma temporada inteira.
Os pesquisadores afirmam que ainda há incertezas e que os ciclones são influenciados também por proximidade com a terra, condições do El Niño e atividade solar, entre outros.
Segundo Elsner, no entanto, as fortes tempestades parecem ser capazes de superar esses fatores e recolher mais combustível das águas aquecidas.
A tese de que os furacões ficam mais fortes com o aquecimento global foi proposta há alguns anos e integra as previsões do IPCC. No entanto, como os ciclos dessas tempestades são longos e complexos, muitos cientistas têm duvidado dela.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Matéria escura: Pesquisadores colocam na rede dados secretos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.