São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

COMPORTAMENTO ANIMAL

Chimpanzés batem humanos em exercício de memória

DA REDAÇÃO

Chimpanzés já demostraram que são parecidos com os seres humanos em vários aspectos culturais -eles disputam poder, são altruístas, transmitem conhecimento. Agora eles mostraram que podem ser ainda melhores que nós, ao menos quando o assunto são números.
Estudo publicado na revista "Current Biology" mostra que eles são capazes de lembrar com "extraordinária precisão" a ordem de números arábicos. Em um teste de memória, animais de até 5 anos bateram um grupo de estudantes universitários.
Em um dos exercícios, chimpanzés e humanos foram apresentados brevemente a vários algarismos, de 1 a 9, dispostos em um monitor com tela sensível ao toque. Logo depois os números eram então substituídos por quadrados brancos. O desafio era lembrar qual número aparecia em qual localização e tocar os quadrados na ordem correta.
Em geral os chimpanzés jovens foram mais rápidos, no confronto com os adultos. O campeão foi Ayumu, que manteve o mesmo desempenho de acertos, 80%, independentemente do tempo de exposição aos números. O acerto humano caia pela metade quando a observação aos algarismos era de décimos de segundo.


Texto Anterior: Fóssil de dinossauro mostra pele e músculo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.