São Paulo, sexta-feira, 05 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOÉTICA

Reino Unido quer vetar fusão de célula animal com humana

DA ASSOCIATED PRESS

Cientistas alertaram ontem que uma decisão iminente do governo britânico, a de banir o uso de óvulos animais para criar células-tronco humanas, ameaça pesquisas que apostam nessa abordagem para tratar doenças.
A Autoridade Britânica de Fertilização Humana tomará uma decisão só na semana que vem, mas cientistas já receberam um aviso informal de que a licença será vetada.
Vários cientistas já haviam pedido autorização para criar células-tronco humanas a partir de células animais. Para tal, injetariam DNA humano numa célula animal "esvaziada", criando um zigoto com material genético humano e traços desprezíveis de DNA animal.
Segundo cientistas, o procedimento não cria "quimeras" (híbridos genéticos), mas é um jeito de facilitar a pesquisa com células-tronco, já que óvulos humanos são escassos e difíceis de manipular. "Quando se remove o núcleo celular com DNA, você remove a identidade da espécie que gerou o óvulo", disse Stephen Minger, diretor do laboratório de células-tronco do King's College.


Texto Anterior: Exxon financia negação do efeito estufa, acusa grupo
Próximo Texto: Paleontologia: Fiscais apreendem 40 fósseis em pedreira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.