São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

MUDANÇA CLIMÁTICA

Aquecimento pode custar até 30% do PIB

DA REPORTAGEM LOCAL

Nicholas Stern, ex-economista-chefe do Reino Unido, afirmou ontem em São Paulo que o prejuízo de não agir para evitar o aquecimento global pode chegar a 30% do PIB mundial. Em 2006, o economista dizia que os danos poderiam variar entre 5% e 20% do PIB do mundo.
De acordo com ele, as emissões de gases-estufa têm crescido mais rapidamente do que havia sido previsto e a capacidade de absorção desses gases tem se mostrado menor do que a estimada. "Os perigos são maiores."
Em sua opinião, os países em desenvolvimento, como o Brasil, têm de liderar a negociação do acordo a ser firmado no próximo ano em Copenhague para expandir o Protocolo de Kyoto. Segundo ele, além de abrigarem a maior parte da população mundial, esses países são os que mais sofrerão com as conseqüências das mudanças climáticas globais, como secas e enchentes.
Stern defende que os países ricos se comprometam a cortar 80% das emissões até 2050.


Texto Anterior: Programa espacial: Quilombolas ficam com área perto de base
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.