São Paulo, sexta, 5 de dezembro de 1997.

Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA
Estudo rejeita indícios de vida em Marte

da Redação

Um estudo publicado na edição de ontem da revista científica britânica "Nature" rejeita que estruturas encontradas em um meteorito originário de Marte sejam indícios de vida naquele planeta.
No artigo, três pesquisadores de universidades norte-americanas afirmam que supostos fósseis de bactérias, encontrados num meteorito marciano, caído na Antártida há mais de 13 mil anos, são estruturas minerais, e não biológicas.
A hipótese da existência de vida em Marte foi levantada no ano passado, quando cientistas do Centro Espacial Johnson, da Nasa, e da Universidade de Stanford (EUA) anunciaram ter descoberto restos fossilizados de uma bactéria no meteorito marciano.
O estudo publicado ontem na "Nature" foi realizado por John Bradley, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Ralph Harvey, da Universidade Case Western Reserve, em Ohio, e Hap McSween, da Universidade do Tennessee.
Eles usaram diferentes métodos para analisar material do meteorito, inclusive as técnicas da Nasa, e concluíram que as supostas bactérias são superfícies de cristais.
"Essa não é a primeira vez que formações cobertas por metal levam a confundir com fósseis microscópicos", disse John Bradley.
O pesquisador afirma que, quando observado de outros ângulos ao microscópio eletrônico, nota-se que o material é parte de uma superfície mineral.
Harvey disse que ainda não há uma palavra final sobre os organismos na rocha marciana.
Na mesma edição da revista, outra equipe de pesquisadores publicou uma carta em que reafirma que o material encontrado no meteorito são fósseis de bactérias marcianas muito pequenas.
Os cientistas da Nasa responderam às críticas dizendo estar convencidos de que o material encontrado são sinais de vida orgânica.
Everett Gibson, da Nasa, disse que os outros pesquisadores devem ter procurado os indícios em um trecho errado do meteorito.
"Há outras áreas em que o material não foi coberto por metal e que mostram as mesmas características", disse Gibson.
Avaliação da Pathfinder
Astrônomos publicaram hoje na revista norte-americana "Science" os primeiros resultados da análise dos dados enviados de Marte pela sonda Mars Pathfinder.
Os dados, que já haviam sido anunciados pela Nasa, indicam semelhanças entre Marte e a Terra. As rochas marcianas apresentam aspecto arredondado, esculpido provavelmente por ação de água.
Os pesquisadores estimam que o planeta possua um núcleo rico em ferro, muito mais denso do que a crosta, semelhante ao da Terra.

Próximo Texto | Índice