São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMBIENTE

Metade da Terra é coberta por áreas selvagens
Apesar dos abusos cometidos pelos humanos, a Terra ainda tem cerca de metade da sua superfície coberta por áreas selvagens. É o que conclui o último megaestudo global conduzido pela organização não-governamental Conservation International (CI).
Os resultados estão no livro "Wilderness - Earth's Last Wild Places" (Mundo Selvagem - Os Últimos Lugares Intocados da Terra), lançado hoje nos EUA. É o terceiro de uma série sobre áreas prioritárias para conservação. Para qualificar-se como "wilderness", uma região de alta biodiversidade tinha de satisfazer três critérios: 70% de vegetação original preservada, no mínimo 10 mil kmē de área e menos de 5 habitantes/kmē.
Cinco das 37 áreas destacadas -entre elas a Amazônia- são de biodiversidade "excepcionalmente alta". Outras duas regiões brasileiras listadas, com menor prioridade, são a caatinga e o Pantanal.
O livro custa US$ 75 e deve ser encomendado diretamente à CI (www.conservation.org). (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Biotecnologia: Cientista quer discutir transgênico com PT
Próximo Texto: África e Austrália vêem eclipse total do sol
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.