São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Khan tem 12 milhões de "filhos" na Ásia

DE SÃO PAULO

Aparentemente, não foram só terras que Gengis Khan conquistou. Segundo estimativas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o imperador espalhou descendentes homens por uma extensão que vai do oceano Pacífico ao mar Cáspio.
Segundo um estudo que analisou o cromossomo Y da população local, 8% dos homens nas fronteiras do antigo Império Mongol -mais de 12 milhões de pessoas- podem ser seus descendentes.
Mesmo levando em consideração que os mongóis eram polígamos, o resultado é impressionante. Além das mulheres oficiais, Khan teve várias outras mulheres -ninguém sabe, claro, o número ao certo. Muitas de povos conquistados por ele.
A descoberta aconteceu por acaso. Os cientistas estavam examinando os cromossomos Y (que só homens transmitem) da população da Ásia, e encontraram uma quantidade anormalmente grande de homens com praticamente o mesmo Y.
No princípio, era só piada a chance de serem descendentes de Khan. Mas a distribuição geográfica dos cromossomos batia de maneira impressionante com os deslocamentos de Khan -e não há nenhum grande concorrente à façanha além dele.
Vale lembrar, porém, que Khan não trabalhou sozinho: como seus filhos (que também eram poderosos) e netos têm o mesmo Y, eles também participaram da façanha.(GM)


Texto Anterior: Gengis Khan tem fama injusta de cruel, diz livro
Próximo Texto: Marcelo Gleiser: Rir é o melhor remédio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.