São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA
Estudo avalia perfil da mulher grávida

da "Reuters"

Um estudo no Reino Unido, que avaliou o perfil das mulheres grávidas, descobriu que a maioria não abandona hábitos perigosos, como fumar e beber, antes de engravidar. Apenas 11% das mulheres param de beber antes de tentar engravidar e cerca de 26% abandonam o cigarro.
"Os casais ingleses não estão cientes da importância de uma vida saudável antes da gravidez. No entanto, essa é uma época crucial", afirmou Valery McConnell, editora da revista "Pregnancy & Birth", que encomendou a pesquisa, feita com 2.000 mulheres.
Apesar de evidências médicas confirmarem a importância de evitar álcool durante os primeiros três meses de gravidez, apenas 6% das mulheres param de beber durante essa época.
"Abandonar o cigarro e o álcool oferece ao casal uma chance maior de conseguir ter um filho", afirmou McConnell.
O estudo observou que demorou em média seis meses para as mulheres engravidarem.
"Abandonar esses hábitos também garante a segurança do bebê durante as primeiras semanas de gravidez -quando os órgãos principais do feto estão se formando mas a mãe pode não estar ciente de que está grávida", disse.
A pesquisa revelou que a idade média para a primeira gravidez no Reino Unido é de 28 anos. Aproximadamente 66% das mulheres são casadas. Das que não são casadas, 25% vivem com o parceiro e 9% são solteiras.
Segundo a pesquisa, cerca 75% das mulheres informaram que a gravidez foi planejada.
O estudo indicou ainda que por volta de 33% das mulheres confessaram ter desejos por certos alimentos durante a gravidez. Os principais alimentos citados foram diferentes tipos de fruta, chocolate, bacon, pepino azedo e suco de laranja.
Aproximadamente 90% das mulheres entrevistadas tinham medo de dar à luz.


Próximo Texto: Obesos e desnutridos se igualam
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.