São Paulo, quarta-feira, 06 de julho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Prata de colônias da Espanha demorou para virar moedas

País europeu só usou metal americano no século 18, afirma estudo feito na França

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Enormes quantidades de prata produzidas no Novo Mundo passaram a dominar a cunhagem de moedas na Espanha, ajudando a aumentar tanto a inflação na Europa quanto o comércio internacional na era colonial.
Mas, ao estudar as variantes do metal nas moedas (além da prata, traços de cobre e chumbo), uma equipe de pesquisa na França determinou que a prata de origem europeia dominava a cunhagem até o reinado de Felipe 3º na Espanha (ele reinou de 1598 a 1621). Foi só décadas depois que a prata americana substituiu a europeia nas moedas.
O estudo de quatro pesquisadores da Universidade de Lyon, na França, foi o primeiro a usar isótopos da própria prata para estimar sua origem. Isótopos são variantes de um mesmo elemento químico com diferentes números de nêutrons no núcleo do átomo, os quais passam a ter diferentes massas.
Metais vindos de diferentes minas costumam ter variação na composição dos isótopos, e a relação entre eles serve para identificar a origem do metal de uma moeda.
A equipe liderada por Anne-Marie Desaulty mediu os isótopos de prata, cobre e chumbo de 91 moedas de várias procedências e épocas, incluindo as feitas com prata europeia e americana.
Eles concluíram, em artigo na revista científica "PNAS", que era possível distinguir a prata pré-1492 (ano da descoberta das Américas) da vinda do Novo Continente.
Uma tese de 1934, do pesquisador E. J. Hamilton, procurava vincular a chamada Revolução dos Preços, de 1520 a 1650, com o fluxo crescente de prata americana. "Nossos resultados sugerem que a inflação na Espanha durante os séculos 16 e 17 não está correlacionada com um aumento da massa monetária espanhola relacionada a metais americanos", afirmou Desaulty à Folha.
O que aconteceu, diz ela, foi uma inundação de metal precioso nos mercados globais conectados com a Espanha, gerando a inflação de forma mais indireta.


Texto Anterior: Tripulação do último ônibus espacial chega a base da Nasa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.