São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Brasil nunca recuperou fóssil no exterior

DE SÃO PAULO

Embora haja diversos casos comprovados de contrabando de fósseis brasileiros, o país nunca conseguiu repatriar nenhum deles, de acordo com o DNPM.
"São processos muito difíceis, porque envolvem muitos componentes", afirma o diretor de fiscalização do órgão, Walter Lins Arcoverde.
Ele afirma, no entanto, que a primeira repatriação pode estar próxima. Em 2007, uma operação da polícia francesa encontrou fósseis brasileiros no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.
"O DNPM entrou em contato, e eles reconheceram a procedência criminosa. Estamos aguardando decisão definitiva do Judiciário de lá."
Em julho, pesquisadores apresentaram o tamanho do do estrago provocado pela saída dos fósseis.
Eles descobriram que, das 41 espécies de vertebrados terrestres extintos já descobertas no Araripe, 21 têm seus holótipos (exemplares de referência) guardados em museus do exterior.
Isso significa que, para investigar um bicho que viveu no Brasil, os pesquisadores precisam se deslocar para países como Alemanha e Estados Unidos. Além disso, precisam conseguir autorização para ter acesso irrestrito ao material completo.
(GM)


Texto Anterior: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.