São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

MARTE

Nasa prepara passeio do jipe

Sonda tira maior foto já feita de outro planeta

Nasa/Associated Press
Imagem colorida obtida pelo Spirit, na cratera Gusev, Marte


SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Nasa divulgou ontem a imagem de mais alta resolução já enviada da superfície de outro planeta -tão grande que levou várias horas para ser descarregada nos computadores do JPL, em Pasadena, na Califórnia. O fotógrafo foi o Spirit, o primeiro dos dois novos jipes-geólogos da agência americana a pousar em Marte.
Durante o terceiro dia da missão no planeta vermelho, o trabalho ficou mais a cargo dos engenheiros do que dos cientistas. A equipe iniciou os procedimentos para soltar as amarras que prendem o braço e as rodas do jipe ao módulo de pouso e posicionar as duas rodas frontais. "Isso exige suspender o rover e muita atenção dos engenheiros", explica Paulo Antônio de Souza Júnior, físico envolvido na missão.
A verificação de todos os instrumentos científicos foi concluída com sucesso, e os pesquisadores agora anseiam pelas primeiras andanças do robô pelo solo.
Antes que isso ocorra, será preciso definir para onde ele vai primeiro. Essa está sendo a principal atividade da equipe científica. Os cientistas estão usando as espetaculares imagens coloridas enviadas pela sonda para escolher quais são os alvos mais promissores para uma olhada de perto.
A formação que mais chamou a atenção foi uma depressão próxima ao local do pouso, que foi apelidada de "Sleepy Hollow". "É um buraco no chão", disse Steve Squyres, investigador principal da missão. "É como uma janela para o interior de Marte."

Beagle-2
Enquanto isso, a ESA (agência espacial européia) se prepara para começar hoje a última bateria de tentativas de contato com seu módulo de pouso marciano, o Beagle-2. A nave fez a entrada na atmosfera do planeta vermelho no último dia 25, e desde então não se ouviu mais nada dela. O último esforço para localizá-la ocorre de hoje a sexta-feira, quando a nave-mãe Mars Express, em órbita, passará sobre o local de descida da sonda de superfície.


Texto Anterior: Carnaval: Unidos da Tijuca leva ciência para avenida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.