São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pesquisas buscam mensageiros olfativos

DE SÃO PAULO

Os cientistas que trabalham na mesma área dos israelenses que estudaram o choro feminino têm uma missão declarada: derrubar a ideia de que os seres humanos, muito visuais e falantes, utilizam pouco o olfato na hora de escolher os seus parceiros sexuais.
Os pesquisadores estão descobrindo que, de alguma forma, sinais químicos liberados pelo corpo humano, especialmente nas axilas e áreas genitais, conseguem afetar os hormônios alheios.
Estudos em que dedicadas voluntárias são postas para cheirar camisetas masculinas suadas mostraram que elas se dizem mais atraídas pelo odor dos homens com o sistema imunológico mais diferente do seu.
Faz sentido: provavelmente, o organismo dos eventuais filhos do casal teria mais recursos para se proteger de doenças.
Ninguém sabe, porém, que substância no suor é responsável por esse fenômeno. As moléculas em geral utilizadas para enviar informações via olfato são chamadas de feromônios. Elas são muito comuns na natureza, inclusive entre mamíferos.
Em ratos, por exemplo, os cientistas já conseguiram identificar vários feromônios. Estudos têm tentado agora relacionar maior ou menor atração sexual por alguém com particularidades no seu cheiro, mas ninguém ainda encontrou a substância que torna qualquer um absolutamente irresistível.
Aqueles perfumes milagrosos vendidos na internet, portanto, não têm grande validade científica.
"Talvez nunca vá existir uma porção mágica da atração, mas eu tenho certeza de que os feromônios humanos ainda vão nos surpreender", escreveu Tristram Wyatt, biólogo da Universidade de Oxford, em artigo de 2009 na revista científica "Nature".
Fora da área da atração sexual, os feromônios femininos explicariam também por que, afinal, mulheres que passam muito tempo juntas começam a menstruar sempre ao mesmo tempo. "A identificação da substância relacionada a isso é aguardada com ansiedade, mesmo porque ela pode abrir portas para novos tipos de contraceptivos", diz Wyatt. (RM)