São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enzima bloqueia estrada para o câncer

DA REDAÇÃO

Um estudo anunciado hoje por cientistas dos EUA pode fornecer uma arma a mais para o combate a tumores. Eles descobriram uma enzima (um tipo de proteína facilitador de reações) que bloqueia a capacidade das células cancerosas de migrar e se espalhar pelo corpo, iniciando a metástase.
"O maior problema da maioria dos tumores é que eles migram a partir do local inicial", disse Richard Anderson, autor principal do estudo na revista "Nature" (www.nature.com). "Se pudéssemos regular a capacidade de uma célula de se movimentar, poderíamos bloquear a metástase."
As células viajam pelo corpo graças a um conjunto específico de proteínas. Respondendo a sinais moleculares de outras células e ligando-se a elas, esse grupo atua como uma espécie de pneu: uma vez ligadas, essas proteínas específicas movem a célula.
Anderson e sua equipe identificaram um composto capaz de furar o pneu. A enzima chamada PIPKI-gama-661 regula indiretamente a formação dos aglomerados das proteínas-pneu, interagindo com duas outras proteínas responsáveis por esse trabalho.
"Os cientistas buscaram essa enzima durante anos", disse o americano num comunicado. Segundo ele, a PIPKI-gama-661 poderá, no futuro, ser alvo de drogas que, bloqueando-a, possam impedir a formação dos pneus e, por tabela, as metástases. "Essa descoberta pode ter impacto."

Texto Anterior: Medicina: Brasileiros criam droga contra metástase