São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repressão evita ato criminoso, diz cientista

DA REPORTAGEM LOCAL

Os pesquisadores Francis Ratnieks e Tom Wenseleers escreveram que os seus resultados "são evidência de algo que tem se provado notoriamente difícil de demonstrar na sociedade humana: que a imposição da lei pode levar a menos indivíduos agindo anti-socialmente".
Eles citam um estudo publicado em 1997 por Steven Levitt, da Universidade de Chicago (EUA). Levitt é co-autor do livro "Freakonomics", mostrando estatísticas e comportamentos por trás de fenômenos em áreas tão distintas quanto o crime e os esportes. Ele reparou que nos anos de eleição se contratava mais policiais nas grandes cidades.
A despeito da motivação, um aumento de 10% no número de policiais diminuía o crime de 3% a 10%. "A força policial de Londres foi criada com a premissa de que patrulhariam as ruas da cidade tão freqüentemente que isso tornaria impossível cometer um crime", diz Ratnieks. "Nosso estudo mostra que uma polícia eficaz pode agir como uma prevenção de comportamento anti-social." (RBN)


Texto Anterior: Abelhas patrulham ninho para controlar operárias
Próximo Texto: Cop-12: Conferência começa com foco nos pobres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.