São Paulo, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dimensão do astro não altera comportamento

DA REDAÇÃO

Um estudo na edição de hoje da revista "Nature" mostra que, apesar de possuírem um ar de mistério, buracos negros podem ser bem previsíveis. Ao analisar padrões de emissão de raios X em diversos buracos negros, o grupo do físico Ian McHardy, da Universidade de Southampton (Reino Unido) descobriu que o comportamento desses astros é sempre o mesmo, não importa a massa de cada um deles.
"Descobrimos que a acreção, o processo de "alimentação" -no qual os buracos negros atraem matéria das redondezas- é o mesmo para buracos negros de todos os tamanhos", diz McHardy. A diferença entre um buraco negro pequeno e um gigantesco, do tipo que se abriga nos centros de galáxias, é apenas de escala.
Essa constância no crescimento não existe, por exemplo, em estrelas, que podem mudar de composição e comportamento conforme sua massa.

Texto Anterior: Sonda vê buraco negro em ação