São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Calor do Sol faz asteróide girar mais rápido

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

O calor do Sol pode deixar os terráqueos letárgicos, mas outros habitantes do Sistema Solar estão girando mais rápido por conta dele: os asteróides.
A descoberta está descrita em três artigos nas edições on-line das duas principais revistas científicas multidisciplinares, a norte-americana "Science" e a britânica "Nature".
O movimento acelerado dos asteróides se deve ao chamado efeito Yorp, nome dos cientistas que o teorizaram -Yarkovsky-O'Keefe-Radzievskii-Paddack. Ele acontece quando a energia solar atinge objetos assimétricos. Basicamente, uma face grande do asteróide recebe a radiação do Sol, e depois gira fazendo face ao frio do espaço. Ela então emana mais radiação infravermelha do que outra menor, acelerando o giro.
Um dos estudos, na "Nature" mostrou que nos últimos 40 anos a rotação do asteróide 1862 Apollo cresceu a ponto de fazê-lo dar um giro extra em torno de si para cada volta que ele dá em torno do Sol.


Texto Anterior: Grupo liga 120 novas mutações a câncer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.