São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

HISTÓRIA

Livro revela detalhes da perseguição do governo dos EUA a Albert Einstein
Novas informações liberadas pelo FBI (Birô Federal de Investigação) ao público revelam detalhes da perseguição do governo dos Estados Unidos a Albert Einstein enquanto o cientista morou no país, de 1933 a 1955, informa o jornal americano "The New York Times".
Um novo livro, "The Einstein File: J. Edgar Hoover's Secret War Against the World's Most Famous Scientist" (O Arquivo Einstein: A Guerra Secreta de J. Edgar Hoover Contra o Cientista Mais Famoso do Mundo), a ser publicado este mês, traz dados de um arquivo do FBI com 1.427 páginas sobre o cientista.
A história já era parcialmente conhecida desde 1983, quando um pesquisador teve acesso a uma versão censurada do arquivo. Mas esta é a primeira vez que o material completo do FBI é analisado, mostrando como Einstein teve seus telefones grampeados e sua correspondência violada, na tentativa de provar que ele era um espião a serviço da União Soviética.
O documento é embaraçoso ao demonstrar os métodos invasivos do FBI. O birô, que foi obrigado a divulgar a versão completa do arquivo por uma lei de liberdade de informação, se recusou a comentar seu conteúdo, mas disse que ele retrata "uma era anterior de nossa história, onde diferentes preocupações conduziam o governo, a mídia e o sentimento público".
O arquivo completo pode ser lido na internet (foia.fbi.gov/ einstein.htm). (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Bioquímica: Brasileiro vai à Academia de Ciências dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.