São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

AQUECIMENTO GLOBAL

Liberação de carbono por charcos subtropicais acelera e pode ultrapassar emissões humanas em 2060

Pântano é novo vilão do clima, diz estudo

STEVE CONNOR
DO "THE INDEPENDENT"

O aquecimento global pode se agravar dramaticamente devido à liberação acelerada de carbono por turfas (zonas pantanosas subtropicais), diz estudo.
Analisando os imensos estoques de carbono nesse tipo de ecossistema, um grupo de cientistas britânicos estimou que, se a velocidade de emissão seguir a tendência atual, os pântanos excederão a queima de combustíveis fósseis como fonte de dióxido de carbono por volta de 2060.
O dióxido de carbono (CO2) é o principal responsável pelo aquecimento acelerado do planeta. Atividades humanas hoje lançam ao ano cerca de 6 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera. As turfas estocam pelo menos 390 bilhões de toneladas de carbono.
Se nenhuma ação for tomada e a emissão por esses pântanos continuar, os cientistas calculam que os níveis de CO2 na atmosfera dobrarão no final do século.
Numa série de experimentos publicados hoje no periódico científico "Nature" (www.nature.com), os pesquisadores liderados por Chris Freeman, da Universidade do País de Gales, sugerem que o aumento na concentração de dióxido de carbono na atmosfera durante as últimas décadas teve um efeito direto na desestabilização do carbono das turfas.
A pesquisa é a primeira a encontrar uma evidência direta daquilo que os cientistas chamam de "feedback positivo" entre o CO2 atmosférico e a emissão do carbono trancafiado no solo. A expressão significa que quanto mais aumenta um, mais a outra cresce.
Segundo Freeman, um terço de todo o carbono estocado nos solos está em turfas, que se estendem principalmente da América do Norte à Sibéria.
"Nós temos uma quantidade de carbono trancafiada nesses pântanos que é equivalente a todo o estoque de carbono da atmosfera, e esse estoque começou a vazar", disse Freeman. A emissão de dióxido de carbono pelas turfas está acelerando 6% ao ano.
No passado, cientistas sugeriram que a diminuição das chuvas ou o aumento médio das temperaturas do planeta devido ao aquecimento global resultaria em mais carbono sendo lançado de turfas. Os últimos experimentos, no entanto, sugerem que a real causa do problema é uma quantidade cada vez maior de dióxido de carbono na atmosfera.
Testes realizados em amostras de turfa obtidas em três áreas do Reino Unido mostram que o aumento na quantidade de CO2 no ar em volta da vegetação faz a turfa em si emitir até dez vezes mais carbono do que emitiria em condições normais.
Freeman diz que os pântanos nas zonas subtropicais e frias do planeta liberam carbono em forma orgânica dissolvida. A quantidade desse carbono que é "exportada" para rios e córregos que drenam os pântanos aumentou de 65% a 90% nos últimos seis anos, continua.
"A taxa de aceleração sugere que nós perturbamos algo muito crítico que controla a estabilidade do ciclo do carbono no planeta."
O carbono orgânico dissolvido em rios pode reagir com o cloro presente em sistemas de tratamento de água, produzindo substâncias que podem causar câncer.
"Nós sabemos há algum tempo que os níveis de dióxido de carbono têm subido e que isso pode causar o aquecimento global. Mas essa nova pesquisa mostra que, mesmo sem aquecimento global, o aumento nos níveis de dióxido de carbono podem danificar o ambiente", conclui Freeman.

Próximo Texto: Exploração: China prepara festa dos 600 anos das viagens do "Colombo" asiático