São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

GENÉTICA

Grupo monta vacina que sofre autodestruição

DA REUTERS

A estratégia de unir-se ao inimigo para destruí-lo chegou ao laboratório. Na edição de hoje da revista "PNAS", cientistas descrevem um novo tipo de vacina que, após entrar sorrateiramente no organismo e cumprir sua missão protetora, acaba sofrendo uma autodestruição.
Com base em técnicas de engenharia genética, os cientistas usaram a bactéria Salmonella para carregar um pequeno pedaço de Streptococcus (bactéria da pneumonia) para o interior de um camundongo.
A vacina, dizem os pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, conseguiu proteger o animal, como o esperado. "Não apenas a bactéria morreu [após arrebentar], mas ela também funcionou como o antígeno", disse Roy Curtiss, principal autor do trabalho.
O antígeno é exatamente a proteína que é atacada pelo sistema imunológico do camundongo.
Segundo Curtiss, a tecnologia poderá ser usada não apenas contra bactérias, mas também para atacar vírus, fungos e outros parasitas. A vacina seria uma opção às que usam vírus ou bactérias atenuadas, diz Curtiss.

Texto Anterior: Frase