São Paulo, quarta-feira, 08 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para entidade, melhor controle é "olho vigilante de cientistas"

DA EQUIPE DE ARTICULISTAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o coordenador-geral de informática do CNPq, Geraldo Sorte, a solidez das informações contidas na Plataforma Lattes é perseguida desde o surgimento da base, em 1999. Para isso, várias ferramentas de software foram aprimoradas, como as que se usam em sites de bancos, com o cruzamento de informações de diversas fontes. Mas, para ele, o mais importante ainda é "olho vigilante dos outros cientistas".
"Todo pesquisador tem seu currículo Lattes, base para os pedidos de financiamento de pesquisa. Essas solicitações são avaliadas pelos comitês das agências de fomento, formados por outros cientistas. O resultado é que todo mundo está de olho. Basta alguém perceber alguma informação falsa e fazer a denúncia à Comissão Lattes que se abre um processo", diz.
Segundo Sorte, os procedimentos investigatórios são "muito sérios" e podem acarretar desde um pedido de correção da informação até a retirada do currículo da plataforma.
Às vezes, é só questão de bolar softwares antifraudes. Para o sujeito que "inventa" artigos científicos, o CNPq, na hora do preenchimento do currículo, solicita o DOI (Digital Object Identifier), uma espécie de carteira de identidade digital do artigo. A pessoa informa esse DOI e o currículo automaticamente recupera seus dados. "Nem todos os artigos têm DOI, mas nós começamos a agregar elementos no software que tornam os dados mais confiáveis", diz Sorte.
Há ainda ferramentas de autovalidação. "Se você disser que foi orientado por determinada pessoa, e essa pessoa confirmar, no currículo dela, que o orientou, a plataforma cruza esses dados e verifica se há consistência. Em caso afirmativo, ela gera um selinho de confiança, que é colocado ao lado da linha validada", diz Sorte. (HS e LC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crocodilo-tatu pré-histórico viveu em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.