São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

MICROBIOLOGIA

Vírus consegue atacar outro vírus, diz estudo na "Nature"

DA EFE

Até vírus podem sofrer infecções virais, afirmam cientistas franceses, numa descoberta que pode ajudar a explicar como eles trocam genes e evoluem rapidamente.
Uma equipe da Universidade do Mediterrâneo, em Marselha (França), descobriu um tipo de vírus até então desconhecido, que chamou de virófago.
O estudo foi publicado na revista científica britânica "Nature". Quando observavam através do microscópio uma ameba infectada por uma cepa de mimivírus (o maior conhecido), os cientistas notaram que um pequeno vírus, batizado de Sputnik, estava grudado em outros vírus que se reproduziam numa ameba.
Já se conheciam vírus capazes de atacar bactérias, mas este é o primeiro exemplo de infecção viral em vírus, dizem os cientistas.
Embora não mate o mimivírus, o virófago reduz a taxa de reprodução da vítima e faz com que nasçam unidades deformadas do vírus. O objetivo do Sputnik, que não é capaz de infectar a ameba sozinho é aumentar a sua própria taxa de reprodução.
Vírus que adoecem reacendem o debate sobre se o vírus é um ser vivo. Alguns biólogos não os consideram vida porque eles não produzem suas próprias proteínas.


Texto Anterior: Ciência forense: Nova impressão digital revela substância usada por suspeito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.