São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

Infartos matam mais turistas em Nova York

MARCELO DIEGO
de Nova York

Turistas em Nova York têm 34% a mais de chances de morrer de ataque cardíaco que os visitantes de outras cidades dos EUA, segundo um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
A pesquisa indica também que a taxa de mortes por ataques cardíacos é 55% maior entre os moradores da cidade do que entre habitantes de outras metrópoles do país.
Os dados, obtidos por Nicholas Christenfeld, foram divulgados em um congresso de medicina comportamental, em San Diego.
Ele estudou 20 milhões de atestados de óbitos por ataque cardíaco expedidos na cidade entre 1985 e 1994. Cerca de 90 mil pessoas (dos quais 40 mil turistas) morreram de ataque cardíaco em Nova York nesse período, diz Christenfeld.
Ele identificou o estresse como causa da alta taxa de mortalidade. A Associação Cardíaca Americana questionou a explicação, afirmando que existem várias causas de morte por ataque cardíaco não ligadas ao estresse.
Nova York é visitada por 6,1 milhões de turistas estrangeiros por ano. Depois dela, as cidades com mais mortes por ataque cardíaco são, pela ordem, Los Angeles, Chicago, Houston e Filadélfia.


Próximo Texto: Nasa anuncia novo centro espacial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.