São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tabela periódica ganha dois novos elementos químicos

Novatos são feitos em laboratório e duram só frações de segundo

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

A tabela periódica acaba de ganhar mais dois novos elementos. A Iupac "autoridade mundial no reconhecimento e nomenclatura química" oficializou ontem a adição reconheceu dos elementos de número atômico 114 e 116.
Embora tenham sido descobertos há mais de dez anos, eles só agora entraram na tabela devido aos rigorosos critérios para comprovação de sua existência. Com a mudança, a tabela periódica passa a ter 114 elementos.
Os calouros são elementos superpesados e não existem na natureza. São feitos em laboratório a partir da colisão de átomos e duram apenas poucas frações de segundo.
"É um orgulho científico muito grande. Mas não tem impacto econômico, político ou de saúde", disse André Faria de Moura, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.
O último elemento descoberto na natureza foi o rênio, em 1925. Desde então, as novas adições à tabela periódica foram todos elementos desenvolvidos feitos em laboratório.
Os dois mais recentes novos elementos receberam nomes provisórios: "ununquadium" e "ununhexium". Mas eles devem, em breve, ser mudados.

Texto Anterior: Código anistia área igual à do Rio Grande do Sul, afirma Ipea