São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOLOGIA
Pesquisadores selecionam monumentos naturais
Comitê propõe 50 sítios no Brasil para lista de patrimônio mundial

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

Uma comissão de geólogos e paleontólogos brasileiros está preparando um livro ilustrado com os 50 sítios naturais e culturais mais importantes do país. O projeto tem como objetivo a análise e a inclusão de parte deles na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco (World Heritage List, nome consagrado em inglês).
"Há um grande desequilíbrio entre a quantidade de sítios protegidos nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos. Cerca de 95% deles estão na Europa", afirma Emanuel Teixeira de Queiroz, diretor de exploração mineral do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).
Mais de cem sítios geológicos e paleontológicos brasileiros já foram catalogados. Metade deles fará parte do livro. "A World Heritage List inclui os locais que possuem evidências da evolução da história da Terra. Uma vez aceita pela Unesco, a lista brasileira aumenta as chances de preservação e sustentação dos sítios nacionais, por meio do ecoturismo", diz Queiroz, palestrante do 31º Congresso Internacional de Geologia, que está sendo realizado no Rio.
Entre os sítios que pleiteiam a inclusão na lista está o Domo de Araguainha, na divisa entre os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Ali se registrou o maior impacto de meteorito no continente.


Texto Anterior: Ambiente: Ambientalista propõe "econologia" no lugar da economia predatória
Próximo Texto: Panorâmica: Fones de ouvido podem reduzir risco à saúde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.