São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2011

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PSICOLOGIA

Comprar objeto de famoso envolve pensamento mágico, diz pesquisa

DO "NEW YORK TIMES" - Por que alguém torraria milhões de reais para adquirir uma guitarra que pertenceu a um dos Beatles, ou mesmo uma soma considerável só para comprar uma réplica dela? Uma forma moderna de pensamento mágico é a explicação, dizem psicólogos da Universidade Yale, nos Estados Unidos.
A equipe liderada por Paul Bloom perguntou a voluntários o quanto eles gostariam de adquirir objetos pertencentes a uma série de famosos, dos astros do cinema, como George Clooney, a vilões da história, como Hitler.
Depois, perguntaram o porquê. E verificaram que o fator que tornava um objeto desejável não era a paixão pelo ídolo em si, nem a chance de revendê-lo por um valor mais alto, mas o grau de "contágio".
Explica-se: as pessoas pagariam mais por uma camisa que Clooney usou e leiloou logo em seguida do que por outra que foi esterilizada mais tarde. É como se o objeto carregasse parte da "mágica poderosa" do sujeito famoso.


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