UOL


São Paulo, sábado, 10 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Best-seller de zoólogo inspirou experimento

DA REDAÇÃO

O primeiro cientista a usar organismos digitais para derrubar a hipótese do desígnio foi o zoólogo e divulgador de ciência britânico Richard Dawkins, da Universidade de Oxford.
Darwiniano radical, Dawkins, 62, dedicou um de seus best-sellers, "O Relojoeiro Cego", de 1986 (publicado no Brasil em 2001), a enterrar o argumento do desígnio -o divino- como explicação do design complexo dos seres vivos.
Para provar como mutações aleatórias podiam produzir complexidade, Dawkins criou um programa de computador que gerava ramificações e "mutações" aleatórias em uma figura em forma de "Y".
Após algumas gerações, ele observou que certas figuras produziam formas bonitas, que chamou de "biomorfos". Passou a selecionar as crias até chegar a formas parecidas com animais.
"Nosso trabalho está relacionado aos biomorfos de Dawkins, mas os avidianos se reproduzem por seleção natural. Com os biomorfos, Dawkins fez seleção artificial, como um jardineiro desenvolvendo tomates melhores", diz Lenski.


Texto Anterior: Evolução: Micróbio digital reafirma idéia de Darwin
Próximo Texto: Panorâmica - Espaço 1: Sonda japonesa parte rumo a asteróide
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.