São Paulo, Segunda-feira, 10 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças enviam experimentos

do enviado especial a Washington

Os projetos científicos de três crianças brasileiras e três de Portugal poderão ser ativados no espaço em 2000. O primeiro passo com esse objetivo é a realização, em agosto, no Rio, da Semana do Espaço.
Nos EUA, ela foi comemorada a partir de 6 de maio, com a participação, entre outros, de John Glenn, o astronauta que foi duas vezes ao espaço entre 1962 e 1998.
Os experimentos de alunos de segundo grau de Portugal e do Brasil serão supervisionados pelo professor Lawrence DeLucas e voarão em ônibus espacial, em dezembro de 2000, na missão Spacehab.
No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) serão responsáveis pela seleção e direção científica dos estudantes. Em Portugal, será o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa.
O projeto Semana do Espaço, dirigido a escolas e estudantes, tem entre seus patrocinadores o ator, cineasta e aficionado de missões espaciais Tom Hanks e o segundo homem a andar na Lua, "Buzz" Aldrin. No Brasil, a organização está a cargo da Brazsat. (CELS)




Texto Anterior: EUA cobram investimento russo
Próximo Texto: Decisão deve sair logo, diz gerente do Inpe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.