São Paulo, sexta, 10 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

Gases autorizados pioram efeito estufa

da "Reuters"

Algumas das substâncias utilizadas como substitutas dos gases que atacam a camada de ozônio podem intensificar o aquecimento global, dizem cientistas.
O anúncio foi feito ontem, no final da reunião do grupo de trabalho do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (1987), da qual participaram 300 especialistas na cidade de Genebra, na Suíça.
Os hidroclorofluorcarbonos e os polifluorcarbonos aumentam o efeito estufa, dizem os cientistas.
Esses dois tipos de gases já haviam sido considerados danosos ao clima pelo Protocolo de Kyoto sobre Mudanças Climáticas, de dezembro do ano passado.
Mas eles são recomendados há mais de dez anos pelo Protocolo de Montreal como substitutos seguros dos CFCs ou clorofluorcarbonos, usados em aerossóis, que prejudicam a camada de ozônio.
Em maio, o governo dos EUA afirmou que o óxido nitroso, um gás liberado pelos catalisadores de automóveis (que reduzem a emissão de poluentes), aumenta o aquecimento global.
A Organização Meteorológica Mundial prevê que a camada de ozônio diminuirá até 2001, quando atingirá sua espessura mínima.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.