São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

AMBIENTE

Worldwatch muda tom e aponta "revolução" verde em relatório anual de 2003
Os progressos na proteção ao ambiente e na luta contra as doenças mostram a eficácia de uma ação concertada de governos, indivíduos e ONGs, de acordo com o relatório "Estado do Mundo 2003", do Worldwatch Institute (www.wwiuma.org.br).
Ao contrário do que costuma ocorrer, o texto da organização não-governamental é otimista e saúda o que chama de "revolução do ambiente".
Entre os avanços, o estudo cita o uso da energia solar e eólica na Alemanha, no Japão e na Espanha, que aumentou mais de 30% nos últimos cinco anos "graças a políticas de estímulo".
O livro, escrito por economistas, ambientalistas e sanitaristas, dá como outro exemplo de sucesso o esforço mundial para a reação dos CFCs (clorofluorocarbonos), os gases que destroem a camada de ozônio da atmosfera. Os dados apontam uma redução de 81% na produção de CFCs nos anos 90.
No campo da saúde, os autores destacam o programa de erradicação da paralisia infantil, orquestrado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que reduziu o número de casos de 350 mil em 1988 a 480 em 2001.
O Worldwatch destacou também as ações tomadas em 2001 pelo Brasil e pela Alemanha em favor da energia renovável, e o "desafio lançado pelo Estado da Califórnia ao governo americano pelo anúncio dos primeiros limites obrigatórios do mundo para as emissões de gases de efeito por veículos".
Para o futuro, o informe identifica uma série de prioridades, entre elas a luta contra a malária, que "causa 7.000 mortes por dia e afeta o desenvolvimento de maneira mais profunda que qualquer outra doença".
Os autores citam também a luta necessária contra a contaminação dos alimentos, do ar e da água, que "provoca doenças que matam 5.500 crianças por dia".
Finalmente, a ONG salienta o risco de extinção de espécies animais, como o que diz respeito às aves -segundo o Worldwatch, 50% superior ao ritmo natural devido à destruição de habitats. (DA FRANCE PRESSE)


Texto Anterior: Cérebro: Britânico testa terapia para mal da vaca louca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.