São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Antártida e Groenlândia já lideram degelo

Pela 1ª vez, esses locais são os principais responsáveis pela elevação do nível do mar

DE BRASÍLIA

O derretimento dos mantos de gelo da Antártida e da Groenlândia já é o maior responsável pela elevação global do nível do mar, e pode levar os oceanos a uma subida de um metro em 2100.
A conclusão é de cientistas dos EUA e da Holanda, que fizeram a estimativa mais confiável até agora do degelo polar. Em 2006, Groenlândia e Antártida perderam juntas 475 bilhões de toneladas de gelo, contra 402 bilhões nas geleiras de todas as montanhas da Terra somadas.
"Até hoje, as evidências apontavam para uma contribuição maior das geleiras das regiões tropicais e temperadas para o aumento do nível do mar", afirma o glaciologista Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O problema é que é muito difícil prever o comportamento dos mantos de gelo. A Antártida "emagreceu" na sua porção oeste, mas "engordou" a leste. Já a Groen- lândia tem geleiras que recuaram 20 km em quatro anos e outras aumentando.
Ainda neste ano, um estudo britânico mostrou que a aceleração do gelo da Groen- lândia na direção do mar pode ter um ponto de saturação: a partir de um certo limiar, a água que causa o escorregão das geleiras pelo manto rochoso da ilha passa a escoar direto para o mar em vez de causar mais degelo.
A equipe liderada por Eric Rignot, da Nasa, analisou 20 anos de dados e diz que o avanço do degelo é claro. (CA)


Texto Anterior: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.