São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Galáxia pode ser a mais velha já observada

DA REUTERS

Uma equipe de astrônomos anunciou ontem ter encontrado sinais da mais antiga galáxia já observada, uma descoberta que pode trazer pistas sobre as origens do Universo.
A partir de observações feitas no telescópio gigante Keck, localizado no Havaí, um grupo do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) detectou uma luz que teria surgido quando o Universo tinha apenas 500 milhões de anos (a idade estimada é de 13,5 bilhões de anos).
"Acreditamos que esta é uma das primeiras gerações de estrelas que nasceram quando o Universo ainda estava na infância", disse Richard Ellis, um dos responsáveis pelo achado.
Os cientistas acreditam que nos primeiros 300 mil anos após o Big Bang, o Universo era extremamente quente e não tinha estrelas. Os objetos identificados podem ajudar a compreender a etapa seguinte, quando as estrelas começaram a brilhar.


Texto Anterior: Espaço: Astronauta brasileiro nega crime comercial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.