São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÉLULAS-TRONCO

Câmara dos EUA aprova uso de embrião

DA REUTERS

A Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos, liderada agora pelos democratas, aprovou ontem a suspensão das restrições impostas pelo presidente George W. Bush ao financiamento federal para as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas.
O placar da votação foi de 253 votos a favor e 174 contra. O resultado ficou aquém da maioria de dois terços necessária para que o veto presidencial à medida fosse derrubado.
A Casa Branca já reiterou sua intenção de vetar novamente a medida. A alegação é que os americanos não querem pagar para pesquisas envolvidas com a destruição intencional de embriões de alguns dias para a obtenção de células-tronco -que religiosos consideram equivalente ao aborto.
A proposta agora vai para o Senado, onde se acredita que será votada com a maioria necessária para derrubar o veto de Bush.
O uso de células-tronco embrionárias humanas, considerado uma promessa na medicina, não pode receber verba federal nos EUA desde 2001. Na prática, a restrição emperra a pesquisa no país.


Texto Anterior: Reserva pequena falha em proteger ave na Amazônia
Próximo Texto: Botânica: Maior flor do mundo é prima da mandioca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.