UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Área protegida tinha o tamanho da Costa Rica

Morre José Márcio Ayres, criador de grandes reservas amazônicas

DA REDAÇÃO

José Márcio Ayres, um zoólogo que coordenou a criação de uma área de proteção ambiental na Amazônia maior do que a Costa Rica no início dos anos 90, morreu na última sexta, em Nova York., aos 49 anos. Ele vivia a maior parte do tempo em Belém.
Segundo a Wildlife Conservation Society, entidade responsável pela administração de mais de 350 projetos de preservação em 53 países e uma das instituições a que ele pertencia, como zoólogo preservacionista sênior, a causa da morte foi câncer de pulmão.
Ayres foi propositor e gerenciador da criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, com 1,1 milhão de hectares. Primeiro estabelecida em 1990, iniciou a execução de um plano de manejo dos recursos da região em 1996. O objetivo era, entre outras coisas, evitar extinções como a do macaco ucari-branco, símbolo da região.
Uma segunda reserva, Amaña, foi estabelecida dois anos depois.
Ayres deixa sua esposa, Carolina Diniz Ayres, dois filhos, Daniel e Lucas, seus pais, Manuel e Iza Ayres, um irmão, também Manuel, e uma irmã, Helena Ayres.


Texto Anterior: Cosmologia: Cientistas sugerem que Universo é finito
Próximo Texto: Panorâmica - Columbia 1: E-mails foram mal entendidos, diz engenheiro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.