São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Ex-planeta Plutão deverá ser agora chamado de "plutóide"

DA REUTERS

Os livros didáticos que se apressaram em mudar a designação de Plutão terão de ser corrigidos de novo em suas próximas edições. Os corpos celestes semelhantes ao ex-planeta -que foi "rebaixado" para planeta-anão em 2006- deverão agora ser chamados de "plutóides".
O novo nome foi anunciado ontem pela União Astronômica Internacional, que havia tomado a decisão em reunião fechada na Noruega, na semana passada.
Pequeno demais para ser considerado planeta, mas com força gravitacional suficiente para adquirir forma arredondada, Plutão é o único de dois plutóides achados até agora. O outro, Eris, tem uma órbita mais distante, mas é maior. Sua descoberta em 2003 foi o que desencadeou o movimento que levou Plutão ao rebaixamento.
Um dos argumentos principais para separar os plutóides dos planetas é que astrônomos estimam que existam vários outros objetos do tipo ainda a serem descobertos. Para serem considerados plutóides, esses novos astros também terão de orbitar o Sol além de Netuno.
Quando Plutão foi rebaixado, a primeira opção dos cientistas era adotar o nome "plúton" para essa nova classe de objetos, mas a expressão já tinha sido usada por geólogos para designar um tipo de rocha.
Mike Brown, astrônomo que descobriu Eris, diz que é cedo para saber se o novo nome vai se tornar popular. "Ele não soa mesmo muito bem", disse. "Talvez pegue."


Texto Anterior: Empresa anuncia 1ª missão privada à ISS
Próximo Texto: Biodiversidade: Número de tubarões caiu em até 97% no Mediterrâneo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.