São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

Sonda europeia tem encontro com asteroide gigante

Nave Rosetta passa a 3.200 km do Lutetia, de 134 km de diâmetro, o maior astro do tipo visitado por satélites

Encontro é escala rumo a um cometa, ao qual a sonda só chegará em 2014, para decifrar a formação dos planetas

ESA
O asteroide Lutetia, em foto de "rasante" feito pela sonda

DA ASSOCIATED PRESS

A sonda Rosetta, da ESA (Agência Espacial Europeia), fez sua maior aproximação do asteroide Lutetia. O objeto é o maior do gênero a ser visitado por um satélite.
No sábado à noite, a Rosetta enviou à Terra as primeiras imagens do Lutetia, que ela sobrevoou a uma distância de apenas 3.200 km.
Esse pedaço de rocha espacial orbita entre Marte e Júpiter, a uma distância de cerca de 500 milhões de quilômetros da Terra.
A ESA diz que ainda levará semanas até que as 400 imagens e as medições feitas pelos instrumentos da sonda cheguem à Terra.
Embora Lutetia tenha sido descoberto há 150 anos, só recentemente ele pôde ser observado com propriedade. "Sabemos muito pouco sobre ele hoje", disse Rita Schulz, cientista da ESA.
Acredita-se que o asteroide tenha 134 km de diâmetro, mas os cientistas ainda não sabem se ele é do tipo "primitivo", que contém compostos de carbono, ou metálico.
Os cientistas esperam achar no Lutetia pistas sobre a história dos cometas e asteroides do Sistema Solar.
Mas, para a própria sonda, o sobrevoo do asteroide é apenas uma escala. Seu destino final é o cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko, aonde chegará em 2014 -dez anos após seu lançamento.
O objetivo da missão é estudar o material que formou os planetas.


Texto Anterior: Outro lado: Qualquer investimento tem risco, diz presidente do CNPq
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.