São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

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TECNOLOGIA

Pesos e molas diminuem em 80% oscilações de até 1,2 m, causadas pelo vento, que provocam interrupção do tráfego

Sistema da UFRJ "silencia" ponte Rio-Niterói

Divulgação
Atenuadores com molas que devem diminuir a oscilação da estrutura da ponte


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A partir de maio, a Ponte Rio-Niterói não vai mais ser interditada por causa das oscilações provocadas pelos fortes ventos no vão central da estrutura. O programa de Engenharia da Coppe/ UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) desenvolveu um sistema de atenuação de movimentos, o ADS (Atenuadores Dinâmicos Sincronizados), que vai reduzir em 80% as oscilações.
O ADS é um contrapeso que amenizará os movimentos verticais da ponte, que alcançam até 1,2 metro, o equivalente a 60 centímetros para cima e 60 centímetros para baixo. Com o novo sistema, a estrutura vai se movimentar apenas 10 centímetros.
O sistema funciona com 32 caixas de aço que pesam duas toneladas cada. Elas têm a função de atenuar as oscilações e serão instaladas nas vigas gêmeas da ponte, estarão presas a seis molas em espiral, com capacidade para se alongar até 3,5 metros.
Quando a ponte se desloca, movimenta uma massa de peso equivalente a 6.000 toneladas. O atenuador consegue mobilizar 1% desse peso.
"É o suficiente para corrigir os movimentos que colocavam em risco os usuários. A ponte estava fora do limite técnico. Agora, as tensões na estrutura serão reduzidas. Além disso, os atenuadores vão corrigir a probabilidade de alastramento das fraturas que já existem na ponte por causa da redução da tensão nas estruturas", disse o engenheiro e coordenador do projeto, Ronaldo Battista.
A ponte é interditada quando ventos de até 55 km/h fazem a estrutura se mover. Em alguns casos, não é possível parar o tráfego a tempo, e os usuários ficam em pânico e abandonam os veículos, com medo de não conseguir controlar o veículo.
No vão central da ponte, onde será instalado o sistema, a altura é de 70 metros. As vigas do vão central têm 300 metros cada uma, e os vãos laterais, 200 metros.
(TATIANA SCHNOOR)


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