São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Interesse em doença cresce nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

O TEPT (transtorno do estresse pós-traumático), que é freqüente entre veteranos de guerra e sobreviventes de atentados, tem despertado cada vez mais o interesse de cientistas norte-americanos desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Os sintomas do distúrbios incluem pânico induzido por lembranças ou surtos com "flashbacks" nos quais a pessoa revive a emoção do trauma. Com bastante freqüência o problema desencadeia depressão e ansiedade.
A pesquisa sobre esse transtorno avançou nos últimos cinco anos, mas o mecanismo pelo qual a doença se manifesta ainda não é totalmente compreendido. "Às vezes, de duas pessoas pessoas que sobreviveram a um certo evento traumático, apenas uma delas acaba com TEPT, e não se sabe bem por quê", diz Martín Cammarota, da PUC-RS.
Para ele, um tratamento mais eficaz para o distúrbio deve surgir de estratégias combinadas. "Terapia comportamental sem uma ajuda farmacológica não tem muito futuro", diz. (RG)


Texto Anterior: Cientista apaga memória de roedor traumatizado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.