São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos usam braço-robô em cirurgia de combate ao câncer

da Redação

Braços-robôs guiados por tomografia computadorizada (exame que mostra a imagem de órgãos) estão sendo usados pela primeira vez por pesquisadores dos EUA para combater o câncer.
Na Universidade do Texas, foram realizados desde o mês passado dois tratamentos com o sistema: em uma paciente com câncer no ovário e em outro com tumor no pulmão.
O braço é usado para realizar a braquiterapia, um procedimento em que um tumor maligno é atacado por "grãos" de material radiativo colocados dentro dele. O braço coloca os grãos em locais precisos, mapeados pelos cirurgiões.
Segundo James Havezi, diretor do centro que efetuou as cirurgias, cerca de uma semana antes da operação o paciente é submetido a uma tomografia, quando os médicos planejam os pontos onde a terapia deve ser desenvolvida.
No dia da cirurgia, os médicos guiam manualmente o braço mecânico rente à pele do paciente enquanto assistem, em um monitor, seu caminho percorrido.
Alguns pesquisadores acreditam, entretanto, que usar uma imagem obtida dias antes da operação pode ser arriscado.
"Se a operação não for feita no mesmo dia da obtenção da imagem, a anatomia pode ser diferente", diz Mack Roach, professor de oncologia da Universidade da Califórnia, que utiliza ultra-som em tempo real enquanto opera.
Cirurgiões já usaram tomógrafos para guiar a braquiterapia. Mas até agora era necessário que os dois processos fossem realizados um em seguida ao outro, diversas vezes, o que dificultava a cirurgia.
"Era fácil errar", disse Havezi.
Ele acredita que a nova técnica pode se tornar padrão. "Agora será possível realizar procedimentos no departamento de radiologia oncológica e até eliminar procedimentos na sala de operações."


Texto Anterior: Óleo de fritura é transformado em diesel
Próximo Texto: Estudo sugere nova terapia contra a Aids
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.