São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

foco

Biólogos fotografam foca tentando copular com um pingüim na Antártida

DA REDAÇÃO

Agressivos e com a testosterona em alta, machos jovens de focas antárticas costumam assediar sexualmente fêmeas de outras espécies. Mas cientistas sul-africanos flagraram um animal desses rompendo a barreira de classe de vertebrados -ao tentar copular com um pingüim.
O evento aconteceu em 2006 na ilha Marion. O zoólogo Nico de Bruin, da Universidade de Pretória, filmou durante 45 minutos a tentativa (frustrada) de uma foca-de-pêlo (Arctocephalus gazella), um animal de até 120 quilos, de copular com um pingüim-rei (Aptenydotes patagonicus), que tem 10% de seu peso.
"O pingüim lutou, movendo suas nadadeiras rapidamente e tentando ficar de pé, mas as tentativas pareciam débeis", escreveram De Bruin e colegas na revista "Journal of Ethology".
Ninguém sabe ainda o porquê do comportamento, mas De Bruin diz que aquela praia é um local onde as focas costumam comer pingüins -literalmente. "A proximidade evolutiva dos instintos de matar e acasalar pode ter confluído para o comportamento observado", escreveu.


Texto Anterior: Saúde: Poluição do ar causa tipo de trombose, sugere pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.