São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Índice

POLÊMICA

Hospital manipulou foto da 1ª transplantada de rosto

Associated Press - 28.nov.2006
Aviso da agência Associated Press diz que foto foi eliminada


DA REDAÇÃO

A fotografia que mostra a primeira transplantada de rosto da história um ano após a operação foi adulterada pelo hospital de Amiens, França. O fundo e os cabelos da paciente foram modificados por computador.
A imagem, feita pela equipe de comunicação do hospital e distribuída pela agência de notícias France Presse, recebeu retoques com o software de imagens Photoshop. A France Presse e outras agências retiraram a foto de seus bancos de imagens.
"O CHU [Hospital Universitário de Amiens] explicou que seu fotógrafo efetivamente efetuou alguns retoques", afirmou a France Presse ao jornal "Le Monde". "Segundo os médicos, isso não modificou em nada o rosto. Pedimos o original, o que nos foi negado, e por uma questão de princípio decidimos eliminar a imagem, mesmo que ela tenha sido só levemente modificada."
Segundo o jornal francês "La Voix du Nord", o cirurgião Bernard Devauchelle, que operou a paciente, disse não ter sido, à época, informado do retoque, que "teria vetado". Para ele, no entanto, o fato não foi "gravíssimo".
Esta não é a primeira vez que as imagens de Isabelle Dinoire, 39, geram polêmica. Em 2005, logo após a cirurgia, o jornal "The Sunday Times" publicou as fotos de Dinoire antes que o hospital as liberasse para a imprensa. Os médicos decidiram que imagens da paciente seriam confiadas a uma única empresa.


Texto Anterior: Evitar desmate rende milhões, afirma cientista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.