São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

ECOLOGIA

Retirar gatos de ilha causou dano ambiental

DA ASSOCIATED PRESS

Parecia uma boa ideia na época: remover todos os gatos de uma ilha na Austrália para salvar as aves marinhas nativas.
Mas a decisão de erradicar esses felinos da ilha Macquarie permitiu que a população de coelho explodisse e, por sua vez, destruísse grande parte da vegetação da qual as aves dependem para se abrigar, dizem pesquisadores no periódico "Journal of Applied Ecology". Para remediar a devastação ambiental causada, as autoridades terão de desembolsar US$ 16,2 milhões, segundo Dana Bergstrom, da Divisão Antártica Australiana.
"Entre 2000 e 2007, houve grande devastação do ecossistema, e o esforço de conservação de décadas foi comprometido", disse. Segundo o estudo, as consequências involuntárias da remoção dos gatos mostram os perigos de se intrometer num ecossistema -mesmo com a melhor das intenções.
A ilha Macquarie foi alçada a Patrimônio Mundial em 1997. Possui 3,5 milhões de aves marinhas e, todos os anos, 80 mil elefantes-marinhos vão lá para procriar. Gatos e coelhos são espécies não-nativas da ilha, provavelmente introduzidas por navios.

Texto Anterior: Gaúchos acham crânio de réptil raro com 242 milhões de anos