São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ quem é

da Redação

Amartya Sen, 71, nasceu na Índia. Recebeu seu doutorado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, em 1959, e foi professor de universidades na Índia, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em 1998 deixou a Universidade Harvard para assumir uma posição no britânico Trinity College, em Cambridge. Nesse mesmo ano, ele ganhou o Prêmio Nobel de Economia.
Sen fez diversas contribuições à pesquisa de problemas fundamentais ligados à economia do bem-estar. Suas pesquisas vão da teoria de escolha social, sobre definições de índices de bem-estar e pobreza, a estudos empíricos de fome.
Seus trabalhos estão atrelados intimamente a um interesse geral por questões distributivas e a um interesse particular pelos setores e pelas pessoas mais empobrecidos da sociedade. Sen esclareceu as condições que permitem agregar valores individuais a decisões coletivas e as condições que permitem regras para tomar decisões coletivas que sejam consistentes com os direitos individuais.


Texto Anterior: + Ciência: Por que é necessário preservar a coruja-pintada
Próximo Texto: Micro/macro: Um Universo banhado em energia escura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.