São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

MARTE

Sonda tenta pouso de risco no fim do mês

DA REUTERS

Após uma viagem de nove meses, a sonda espacial Phoenix deve chegar em Marte no próximo dia 25 de maio, anunciou ontem a Nasa (agência espacial americana). O projeto é de alto risco, mas se obtiver sucesso terá sido a viagem mais barata de uma espaçonave-robô ao solo do planeta vermelho.
Com orçamento de US$ 400 milhões, a Phoenix tentará pousar no Norte de Marte para coletar amostras de poeira, analisá-las e enviar os dados para a Terra. Em vez de usar bolsas de ar para amortecer a queda -uma tecnologia cara- a Phoenix tentará aterrissar ligando foguetes retropropulsores.
A última vez que a Nasa tentou usar uma estratégia semelhante em Marte foi em 1999, com a sonda Polar Lander, que sumiu.
Ed Weiler, diretor científico da Nasa, diz que está preparado para o pior. "Isso não é um passeio de fim de semana", afirmou, sobre os esforços dos engenheiros. "Eles fizeram tudo o que puderam para obter sucesso, mas sabemos que Marte é problema."


Texto Anterior: Células-tronco: Clínicas terão de registrar novos embriões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.