São Paulo, sábado, 14 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Manipular insetos pode ser mais eficaz do que tratar gente

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE CIÊNCIA

Mesmo parasitas extremamente simples, como os vírus (que para muita gente nem chegam a estar propriamente vivos), têm se mostrado capazes de manipular o comportamento das vítimas.
Nesse ponto, a descoberta dos pesquisadores da Fiocruz é esperada. O caso mais emblemático de "controle mental" desse tipo é o da toxoplasmose.
Quando invade o organismo de roedores, o Toxoplasma gondii, micróbio da doença, faz os bichos perderam seu medo ancestral do cheiro de xixi de gato.
Tudo indica que se trata de um ardil para "incentivar" os ratos a ir parar na barriga de um gato -esse sim o hospedeiro preferencial do micróbio, porque é nas tripas de felinos que ele consegue se reproduzir por meio do sexo.
Entender esse tipo de fenômeno é crucial porque pode "libertar" os cientistas da necessidade de intervir no organismo humano em doenças como a dengue. Bastaria manipular o do inseto hospedeiro, o qual, afinal, também é invadido pelo parasita.
Um exemplo interessante disso está na revista "Science" desta semana: cientistas mostraram que certas bactérias podem "vacinar"o mosquito transmissor da malária contra o plasmódio, microorganismo da doença.
Em tese, portanto,uma estratégia antimalária poderia envolver uma sopa de bactérias ministrada ao inseto.

Texto Anterior: Frase