São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astrônomo é da mesma cidade que Copérnico

DA REPORTAGEM LOCAL

O astrônomo Maciej Konacki, 33, gosta de realçar suas origens. Em seu website pessoal (www.gps.caltech.edu/~maciej/), destaca em um link sua cidade natal, Torun, na Polônia. É também a terra de origem do cônego Nicolau Copérnico (1473-1543), o homem que estabeleceu com firmeza a teoria heliocêntrica (a de que a Terra gira ao redor do Sol).
"Eu nasci aqui 499 anos antes de Nicolau Copérnico", escreve o pesquisador do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia). "Coincidentemente (ou foi destino?), eu tenho as mesmas iniciais que ele. Nicolau Copérnico é Mikolaj Kopernik, em polonês."
Konacki se tornou o primeiro a descobrir sozinho um planeta extra-solar. Por quê? "Graças a uma nova técnica que desenvolvi para procurar planetas em sistemas estelares binários e múltiplos", diz, sem esconder o orgulho. "Eu sempre tive um forte desejo de descobrir algo por mim mesmo e tinha todas as habilidades para consegui-lo." (SN)


Texto Anterior: Polonês descobre mundo com três sóis
Próximo Texto: Nasa adia lançamento do ônibus espacial por problema com sensor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.