São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

História de família inspira roteiro de filme

DA EDITORIA DE TREINAMENTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O caminhão está prestes a entrar numa ponte quando, de repente, o motorista perde a visão por completo. Ao perceber que algo está errado, o co-piloto assume o volante antes que o veículo bata e finaliza o trajeto, sem entender o que acontece.
Não é uma passagem de "Ensaio Sobre a Cegueira", filme de Fernando Meirelles baseado no romance de José Saramago. É a história de como o caminhoneiro Paulo Moschen, 53, descobriu sofrer da síndrome de Leber, 25 anos atrás.
Diferentemente de seu sobrinho Pedro Henrique (com 10% de visão no olho direito) e do irmão Claudio (5% da visão periférica em ambos olhos), a perda de Moschen foi definitiva.
Depois do episódio da ponte, ele recuperou 3% da visão esquerda. "Hoje, fico o dia todo dentro de casa. Limpo tudo e até consigo lavar louça, já que meus copos e pratos são azuis, a cor que eu enxergo", conta. Não quis ouvir o áudio do filme sobre pessoas que, como ele, cegaram de repente. "Não me divertiria sem ver nada."
Segundo Odete Moschen, irmã de Paulo e mãe de Pedro Henrique, a mutação que causou a doença na família foi trazida da Itália pela sua bisavó, Maria Franchi, no século 19.
A história de Moschen, que escreveu um livro sobre a doença, inspirou o roteiro de um filme, "O Fio de Ariadne", de Laura Malin, co-produzido por Marília Pêra -que interpretará Odete Moschen.

Fé na ciência
Pedro, hoje com 21 anos, está no último ano do curso de educação física. Além de estudar, é professor de natação num projeto social. "As pessoas não percebem que tenho problema de visão. Só quando preciso, por exemplo, me aproximar muito do relógio para ver a hora", disse.
Para assistir à televisão (e aos jogos do Flamengo), só de muito perto também. O mesmo vale para as leituras. "Tenho uma lupa para me ajudar."
Apesar de ter apreendido a conviver com a nova realidade nestes últimos sete anos, Pedro também coloca suas fichas nas pesquisas que estão sendo feitas em sua família. "Claro que já descobriram muitas coisas, mas nada ainda que tenha sido muito efetivo. Vamos esperar."
(LF, SF, CF e EG)



Texto Anterior: Perda súbita de visão em geral é neurológica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.