São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova espécie de rã ganha nome que homenageia dupla caipira de Minas

Ariovaldo Giaretta/divulgação
Ischnocnema penaxavantinho, de dois centímetros


DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova espécie de rã encontrada em Minas Gerais foi batizada por seus descobridores com um nome científico que homenageia a dupla de cantores e compositores caipiras Pena Branca e Xavantinho. A Ischnocnema penaxavantinho, de apenas dois centímetros, foi achada e descrita pela equipe do biólogo Ariovaldo Giaretta, da Universidade Federal de Uberlândia, fã dos dois cantores e compositores.
"Há uns dez anos eles deram um show em Campinas, e fiquei na fila para pedir autógrafo e entrar no camarim", conta o cientista. "Eu disse que estava descrevendo uma perereca [achada na região de Uberaba] e queria homenageá-los."
A homenagem tomou mais tempo do que o esperado porque o animal com que o cientista trabalhava então acabou levando outro nome. Nesse meio tempo, Xavantinho morreu (em 1999), mas Giaretta conseguiu cumprir a promessa de modo mais adequado, achando uma nova espécie de rã na cidade natal dos músicos, Uberlândia.
Pena Branca, 67, disse que não entendeu muito bem a razão da homenagem. "Eu fiquei assim, matutando o que que poderia ser. Não sei qual foi o significado que ele achou de fazer disso", disse. "Não sei se é por causa de a gente ter morado lá na roça."
Giaretta explica: "É de esperar que todo sapo cante. Eles são cantores também e até já falaram de sapo nas suas músicas." (RAFAEL GARCIA)


Texto Anterior: Em dez anos, perda de gelo antártico aumentou 75%
Próximo Texto: Ciência e religião: Marina Silva dá palestra em evento criacionista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.