São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Corais enfrentam situação crítica no mundo todo

DA REPORTAGEM LOCAL

A exuberante biodiversidade do atol de Saba só surpreende porque ela mostra, na verdade, um retrato do que os recifes de coral do Caribe e de outras partes do planeta deveriam ser. Tanto na América Central quanto em outras regiões tropicais, esse ecossistema sofre com diversas ameaças, algumas das quais nenhum tipo de reserva marinha pode deter.
Por serem muito produtivos, ou seja, por concentrarem grande parte da massa animal e vegetal dos oceanos, os recifes de coral estão entre os alvos preferenciais da pesca. A exploração em larga escala de seus recursos pesqueiros já levou ao esgotamento de várias das espécies mais visadas de peixe.
Mais sério ainda é o fenômeno do embranquecimento, no qual os corais perdem as algas microscópicas que vivem em simbiose com eles (e que dão cor aos recifes, além de alimento aos corais). O fenômeno parece estar ligado ao aquecimento global, ameaça todo o ecossistema e já foi registrado até em Saba. (RJL)


Texto Anterior: Caribe tem "Éden" submarino, diz estudo
Próximo Texto: Rumo ao espaço: Viagem de astronauta brasileiro é "marketing", diz diretor do CTA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.